Mobilidade Urbana – A Questão do Transporte no DF – 04/07/2016

ConviteNo próximo dia 4 de julho, segunda-feira, às 19h, no Auditório da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral de Brasília), a Conversa de Justiça e Paz terá como tema Mobilidade Urbana – A Questão do Transporte no DF.

Trata-se da primeira de duas sessões dedicadas a um dos assuntos mais importantes de quem vive ou trabalha na capital federal. De uma população de seis mil pessoas que viviam na região que ficou demarcada para ser a nova capital em 1956, essa mesma área abriga hoje dois milhões e setecentos mil habitantes. Se contarmos a região metropolitana, que envolve municípios de Goiás e Minas Gerais próximos, esse número sobe para quatro milhões de cidadãos que transitam por aqui.

Esse volume de pessoas e a rapidez de seu crescimento certamente criaram desafios para a mobilidade urbana, que envolve o sistema de público e as alternativas de transporte privado. São grandes problemas que obviamente não são enfrentados apenas em Brasília. É por isso que teremos nessa primeira sessão dedicada ao tema a discussão de aspectos mais gerais da mobilidade urbana, envolvendo dificuldades e soluções de outras cidades no Brasil e no exterior. Essa abordagem será complementada por uma análise do caso da região metropolitana de Brasília. Para a Conversa de agosto, esperamos completar esse ciclo trazendo autoridades do governo local e representantes de usuários de transporte para discutir as soluções e encaminhamentos para a questão da mobilidade urbana.

Em vista dessas e outras questões, convidamos toda a comunidade católica e o público em geral de Brasília a discutir o tema, que terá como expositores iniciais Luiza Gomide de Faria (Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades) e Paulo César Marques da Silva (Professor do Programa de Pós-graduação em Transportes da UnB).

Por Comissão Justiça e Paz